Blog » 2013 » Julho » 8 » Os 30 melhores apps de 2012 para iPhone, iPad e Android

Os 30 melhores apps de 2012 para iPhone, iPad e Android

Os 30 melhores aplicativos para smartphones e tablets analisados por EXAME.com em 2012


A seleção do ano

São Paulo — Em 2012, EXAME.com testou cerca de 150 aplicativos para smartphones e tablets. Fizemos uma seleção de 30 desses apps que se destacam por serem especialmente úteis ou inovadores. Alguns são títulos clássicos que foram atualizados neste ano, ganhando novos recursos. Outros são novidades que exploram caminhos promissores.


Facebook

Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e Windows Phone

O app do Facebook é a solução mais prática para manter-se ligado à rede social em qualquer lugar. Ele dá acesso aos principais recursos do Facebook como mensagens, publicação de fotos, comentários e a lista de contatos. A interface acomoda bem esse conteúdo na telinha do smarpthone e permite passear com agilidade pelas informações. Basta deslizar o dedo pela tela. Depois de uma atualização recente, o app passou a permitir o upload de múltiplas fotos numa única operação.


Twitter

Grátis, em português, para iPhone e Android

Os apps do Twitter para iPhone e Android são boas opções para interagir na rede social dos microblogs. Em dezembro, eles ganharam filtros fotográficos no estilo do Instagram, que aplicam efeitos às imagens. Podem convertê-las para preto e branco ou dar, a elas, uma aparência de foto antiga, por exemplo. Os apps também oferecem recursos para recortar as imagens e um ajuste automático que equilibra luminosidade, cor e contraste. Essas funções aparecem quando o usuário escreve um novo tuíte e aciona a câmera para enviar uma foto.


Camera Plus

0,99 dólar, em inglês, para iPhone/iPad

Em EXAME.com, testamos apps de fotografia quase todas as semanas. Mas nunca encontramos um melhor que o Camera Plus. Ele oferece controles práticos e funcionais, efeitos que realmente aprimoram as imagens e um fluxo de trabalho que agrada a quem preza a qualidade das fotos. As atualizações são frequentes e geralmente acrescentam recursos inovadores ao app. Um dos mais recentes é uma espécie de flash para a câmera frontal que permite fazer autorretratos no escuro usando a própria tela como fonte de luz. O app ainda informa dados técnicos como sensibilidade ISO e tempo de exposição da foto. Com todas essas boas qualidades, o principal defeito do Camera Plus é não ter uma versão para Android.


Snapseed

Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android

O Snapseed, que agora pertence ao Google, é um dos melhores editores de imagens para smartphones e tablets. Mais flexível que a maioria dos apps de fotografia para dispositivos móveis, ele permite dosar a ação dos filtros e personalizar os efeitos. Também possibilita fazer ajustes em áreas específicas da imagem. Recursos mais corriqueiros, como ferramentas para cortar e girar imagens, e para compartilhá-las nas redes sociais, também estão presentes, é claro.


YouTube

Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android

Depois de ser eliminado do iPhone pela Apple, o YouTube ganhou um aplicativo do próprio Google para o iOS, que veio se juntar ao app para Android. Esses aplicativos premitem assistir aos vídeos e interagir com outros usuários. Também possibilitam montar listas de execução, assinar e acompanhar canais específicos. A versão para iOS pode ser usada com o recurso AirPlay dos dispositivos da Apple. O Google diz que 25% das exibições de vídeo do YouTube acontecem em dispositivos móveis.


Google Maps

Grátis, em português, para iPhone e Android

O Google Maps oferece busca de lugares, traçado de rotas e instruções de caminho curva a curva. Permite ver a imagem aérea ou o mapa viário do local e mostra as condições do trânsito. Há opções de rotas de carro, a pé e em transporte público. Há também informações sobre os pontos de interesse. O que o Google Maps não tem é um modo offline. Ele exige acesso à internet para ser usado.


Waze

Grátis, em inglês, para iPhone e Android

O Waze foi escolhido pela Apple como app do ano em 2012. Esse apllicativo de navegação urbana trabalha com dados gerados pelos próprios usuários. Cada vez que alguém usa o app, seus dados são empregados para produzir informações sobre o trânsito. O Waze fornece instruções de caminho faladas em português e ainda informa o preço do combustível nos postos. Ele permite programar encontros, informando a posição das outras pessoas envolvidas. Tem também uma função para marcar o lugar onde o carro ficou estacionado. O app permite, ainda, trocar mensagens com outros usuários.


Kekanto

Grátis, em português, para iPhone, Android e outras plataformas

Seguindo a trilha aberta pelo Foursquare, o Kekanto mostra bares, restaurantes, bancos, postos de gasolina e outros pontos de interesse nas proximidades e permite que o usuário compartilhe avaliações desses locais. A pessoa pode fazer check-in nos estabelecimentos, montar uma lista de favoritos e interagir com outros frequentadores, adicionando-os como amigos. O aplicativo tem, ainda, listas de melhores restaurantes, bares e pontos turísticos.


Skype

Grátis, em português, para iPhone, iPad, Android e outras plataformas

O Skype, um dos mais antigos serviços de comunicação por voz na internet continua sendo um dos mais completos. O app, que agora pertence à Microsoft, permite se comunicar por voz, videoconferência, SMS e mensagens instantâneas. Ligações para outros usuários do Skype são gratuitas. Chamadas para telefones comuns em dezenas de países custam apenas 6,6 centavos por minuto. É uma opção prática e barata para fazer telefonemas internacionais.


Evernote

Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outras plataformas

O Evernote é o mais conhecido app para anotações e gerenciamento de informações em smartphones e tablets. Ele tem funções para criar notas, fotografar e digitalizar anotações em papel. Também tem diversos modos de visualização das notas, incluindo um em forma de mapa. O Evernote tem versões para as principais plataformas de smartphones, tablets e PCs, mas há diferenças entre elas. Como padrão, o app armazena as informações apenas na nuvem. Por 45 dólares anuais, pode-se contratar a opção Premium, que permite replicar o conteúdo localmente, para acesso offline.


Paper by FiftyThree

Grátis, em inglês, para iPad

O Paper é nosso aplicativo predileto para desenho e pintura no iPad. Ele permite criar cadernos para desenho e personalizar as capas com padrões gráficos. Depois, o usuário acrescenta páginas aos cadernos e cria ilustrações nelas. O app tem uma interface incomum, sem menus. Para abrir, fechar e mover as páginas e os cadernos, basta deslizar os dedos. Os desenhos podem, depois, ser compartilhados nas redes sociais e no Tumblr. O Paper é grátis, mas vem só com uma caneta e uma borracha virtuais. Outras ferramentas de pintura são vendidas no aplicativo. Um kit com cinco delas custa 6,99 dólares. Embora o app possa ser usado com os dedos, ele funciona muito melhor com uma caneta (ou “stylus”) apropriada para a tela do iPad.


Brushes 3

Grátis, em inglês, para iPhone/iPad

O Brushes, um dos primeiros apps para desenho e pintura no iPhone e no iPad, foi reescrito pelos autores e relançado em outubro com o nome Brushes 3. A nova edição é universal, ou seja, funciona igualmente bem no iPhone e no iPad. Ela é vendida no esquema “freemium”. O app básico é grátis. Mas pagam-se 2,99 dólares por uma extensão (indispensável para qualquer desenho mais complexo) que permite trabalhar em múltiplas camadas. Assim, quando se faz alguma alteração numa camada, as demais ficam preservadas. É até possível usar uma foto como camada base e desenhar sobre ela.


Kindle

Grátis, para iPhone/iPad, Android e outras plataformas

O app para leitura de e-books da Amazon é a versão em software do bem sucedido e-reader Kindle. A Amazon oferece 13 mil livros digitais em português, de 90 editoras, sendo 1,5 mil gratuitos. Considerando também outros idiomas, a loja tem 1,4 milhão de títulos. O aplicativo inclui dicionários de português, inglês e outros idiomas e permite pesquisar facilmente uma palavra encontrada no texto. É possível sincronizar o marcador de página, as anotações e os destaques entre vários dispositivos, incluindo os e-readers Kindle.


Pesquisa Google

Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android

O Pesquisa Google acrescenta, ao smartphone, recursos de busca por voz e por imagens no Google. O reconhecimento de voz funciona bem em português. Além disso, o app inclui o Google Goggles, recurso que permite fotografar um objeto e iniciar uma pesquisa com base nessa foto. Segundo o Google, ele também é capaz de fornecer respostas faladas no estilo do Google Now e da Siri. Mas esse recurso, aparentemente, não funciona no Brasil. EXAME.com testou o app num iPhone e verificou que, mesmo alterando o idioma para inglês, ele fornece apenas respostas escritas.


CurryConverter

Grátis, em inglês, para iPhone

Quem procura um conversor de moedas simples, prático e gratuito pode gostar do CurryConverter, da empresa alemã NetzFrequenz. Ele converte valores em mais de 150 diferentes moedas – incluindo o real brasileiro, é claro. As taxas de câmbio são atualizadas pela internet. E as cotações mais recentes ficam armazenadas para uso quando não houver conexão.


Google Drive

Grátis, em inglês, para iPhone/iPad, Android e Windows

O serviço de armazenamento na nuvem Google Drive oferece 5 gigabytes de espaço gratuito para cada pessoa guardar suas fotos, documentos e outros arquivos. O app faz com que os arquivos armazenados em PCs, smartphones e tablets fiquem sincronizados com a cópia guardada na nuvem. O aplicativo permite assinalar itens para serem mantidos no próprio dispositivo. Assim, será possível vê-los mesmo quando não houver acesso à internet. Há, também, funções para renomear arquivos e compartilhá-los com outras pessoas.


Prismatic: Always Interesting

Grátis, em inglês, para iPhone

O Prismatic: Always Interesting é um app de notícias que escolhe o conteúdo a ser exibido em função das preferências do usuário. Para isso ele leva em conta as atividades da pessoa no Facebook, no Twitter, no Google+ e também no próprio aplicativo. Se alguém vai muito a um determinado noticiário, curte sempre um assunto específico no Facebook ou retuíta posts sobre esse tema no Twitter, o Prismatic registra esse comportamento. Com base nisso, ele procura exibir as notícias mais desejadas. O serviço também está disponível na web, num formato conveniente para uso em PCs. Os criadores do app dizem que versões para iPad e Android estão a caminho. Algo que pode frustrar os brasileiros é a falta de notícias do Brasil.


Grooveshark

Grátis, em inglês, para iPhone, iPad, Android e outros

O Grooveshark, um bom serviço online para quem busca uma música específica para ouvir, ganhou, em setembro, um app na web para smartphones e tablets. Ele dá acesso ao catálogo de 15 milhões de músicas armazenadas no Grooveshark. Podem-se pesquisar faixas nesse catálogo, montar listas de execução ou ouvir músicas de estilos específicos. Para usar o aplicativo online basta ir até o endereço html5.grooveshark.com no browser. Depois, é conveniente criar um ícone na página inicial do dispositivo ou um item na lista de favoritos para facilitar o acesso. O app, que ainda está em fase beta, tem pequenas falhas a serem corrigidas, mas é útil assim mesmo.


MetroLyrics

Grátis, em inglês, para iPhone

O MetroLyrics dá acesso ao enorme acervo de letras de músicas do site homônimo, com mais de um milhão de canções. Podem-se pesquisar músicas específicas, ver os títulos mais populares ou usar o recurso que tenta identificar a canção que está sendo tocada no ambiente. Há também a opção de ver, num mapa, as músicas que outros usuários do app pesquisaram em locais próximos. O MetroLyrics mostra, automaticamente, a faixa que está no player do iPhone e permite ver a letra correspondente. O aplicativo oferece, ainda, informações sobre os artistas, acesso a vídeos do YouTube e um botão para comprar a música no iTunes.


Somm

Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android

O Somm, da empresa Melody Box, oferece vários canais de música brasileira e internacional. A lista inclui estilos musicais tão variados como humor, zen, dance, fitness, gospel e vários dedicados a artistas específicos como Bob Dylan e Beatles. Ele aprende com o comportamento do ouvinte. Cada vez que a pessoa pula uma música, avançando para a próxima na lista de execução, o Somm registra isso. Com o tempo, ele monta uma lista de artistas de que o ouvinte gosta e de que não gosta. Assim, a programação vai ficando cada vez mais personalizada. O serviço também pode ser usado no computador por meio do browser (no endereço somm.melodybox.com.br).


City Guides, Offline Maps

Grátis, em inglês, para iPhone e Android

City Guides, Offline Maps, do site Stay.com, é uma ótima coleção de guias de viagem para mais de 120 cidades. Do Brasil, só o Rio de Janeiro está na lista, que inclui principalmente cidades da Europa e dos Estados Unidos. Para cada uma, o app traz dicas de restaurantes, hotéis e atrações, além de mapas que podem ser usados com o GPS. Há também roteiros temáticos como atrações naturais, museus e atividades com crianças. Com o app, o usuário monta um roteiro pessoal para ser levado no smartphone. E o melhor é que os mapas e informações podem ser baixados da internet e armazenados no próprio aparelho. Assim, é possível usar o guia mesmo sem acesso à internet.


FlightRadar24 Pro

Em inglês, para iPhone/iPad (0,99 dólar) e Android (2,17 reais)

O impressionante FlightRadar24 mostra a posição de milhares de aviões em voo em tempo real. Pode-se visualizar a rota sobre um mapa, ver as características da aeronave e até verificar quanto tempo falta para ela chegar ao destino. O aplicativo recebe informações do sistema ADS-B, que transmite a posição e a identificação das aeronaves para os serviços de controle de tráfego aéreo. A cobertura inclui 100% dos Estados Unidos e do Canadá, 95% da Europa e partes de outros continentes. No Brasil, são visíveis voos nas regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Mas só os aviões que têm ADS-B a bordo são mostrados. O app tem, também, uma versão gratuita (para iOS e Android), mas ela só mostra a posição dos aviões, sem as rotas ou outras informações.


Viajantes no Exterior

Grátis, em português, para iPhone e Android

O aplicativo Viajantes no Exterior, da Receita Federal, traz orientações para brasileiros que viajam ao exterior. Algumas delas estão num vídeo que apresenta as normas sobre bagagem e procedimentos alfandegários. Há, também, um guia prático com informações sobre limites de isenção do imposto de importação, quantidades permitidas de determinadas mercadorias e outras. O app tem, ainda, um questionário para o viajante verificar se ele precisa preencher a Declaração de Bagagem Acompanhada ao chegar ao Brasil.


SeatGuru by TripAdvisor

Grátis, em inglês, para iPhone e Android

O SeatGuru facilita a tarefa de escolher os melhores assentos num avião. Ele mostra mais de 700 mapas de assentos de uma centena de companhias aéreas. São os mesmos dados que podem ser consultados no site SeatGuru. Das companhias brasileiras, estão na lista TAM e Avianca. Os mapas indicam os assentos com espaço extra, como os que ficam junto às saídas de emergência. Também sinalizam aqueles de devem ser evitados por estar perto dos banheiros ou por ter espaço reduzido para a bagagem. Tocando num dos assentos, pode-se ler um texto (em inglês) explicando por que ele foi classificado como ruim ou bom. Há também dicas específicas sobre cada modelo de avião e informações como a largura dos assentos e a distância entre eles. O app ainda permite pesquisar voos e encontrar as passagens mais baratas.


Dr. Drauzio Varella - Primeiros Socorros

Grátis, em português, para iPhone, iPad e Android

O aplicativo de primeiros socorros do médico e escritor Drauzio Varella é um guia prático e útil sobre como agir em emergências médicas. Para usá-lo, o primeiro passo é escolher o tipo de emergência. Há 11 opções como queimadura, fratura, choque elétrico e afogamento. Dependendo do caso, novas escolhas detalham a situação. Quem indica intoxicações, por exemplo, vê uma lista de agentes tóxicos que comumente causam acidentes, como água sanitária, gasolina e agrotóxicos. Tocando num desses itens, são exibidas as orientações. O app não cobre todas as situações possíveis, mas as orientações são objetivas e fáceis de entender. A ideia é mostrar como cuidar da vítima até que ela possa ser levada ao atendimento médico. Há até um botão para chamar os serviços públicos de emergência pelo telefone 192.


Hora do Remédio

0,99 dólar, em português, para iPhone

O app Hora do Remédio (em inglês, Med Time), do brasileiro Eduardo Halfen, pode ser muito útil para quem precisa tomar medicamentos em horários específicos. A pessoa cadastra o medicamento; indica os horários; informa por quantos dias precisa seguir com a medicação; e diz quantos comprimidos há na embalagem. O Hora do Remédio passa a avisá-la quando chega a hora de tomar o medicamento. O app também informa quando faltam dois comprimidos ou menos para acabar o estoque, alertando sobre a necessidade de comprar mais.


Vivino Wine Scanner

Grátis, em inglês, para iPhone e Android

Vivino Wine Scanner é um interessante aplicativo para quem gosta de vinho. Seu recurso mais notável é reconhecer a bebida pelo rótulo. Para isso, basta fotografar a garrafa. É possível, então, obter informações básicas como as uvas de que o vinho é feito, alimentos que se harmonizam com ele e a localização da vinícola, que pode ser vista num mapa. Também se pode ver a nota dada à bebida por outros usuários e sua posição em rankings. A busca, que exige acesso à internet, é feita numa base de dados que inclui 500 mil rótulos de 15 mil vinícolas. Quando não há conexão de dados ainda é possível guardar a foto do rótulo para ser analisada depois. O app só é fraco em vinhos brasileiros.


Bier Tab

Grátis, em português, para iPhone

O Bier Tab mistura um guia de cervejas com ingredientes de rede social. Nele, é possível pesquisar uma cerveja e obter informações como teor alcoólico, cor e tipo. O app também descreve o aroma e o sabor da bebida e indica o copo mais adequado para bebê-la. Também é possível consultar a opinião de outros usuários e montar uma lista de cervejas favoritas. O app ainda tenta identificar a preferência do usuário e sugere cervejas a ele. Os autores dizem que incluem novos rótulos continuamente e prometem, para breve, uma versão para Android.


Pocket Universe

1,99 dólar, em inglês, para iPhone/iPad

O Pocket Universe é um dos mais completos apps de astronomia para iPhone e iPad. Ele usa o sistema de localização e a câmera para identificar astros e constelações. Mostra a posição de planetas, da Estação Espacial Internacional e de mais 90 mil estrelas. Traz informações sobre chuvas de meteoros e outros eventos, além de gráficos que mostram a disposição das luas de Júpiter e Saturno. O app ainda oferece sugestões de objetos interessantes para ser observados no céu.


Solar Walk - 3D Solar System model

0,99 dólar, em inglês, para iPhone/iPad

O Solar Walk mostra um modelo 3D animado do Sistema Solar. A versão mais recente também exibe estrutura interna dos planetas e inclui asteroides, cometas e planetas anões. O app também oferece informações da Organização Europeia de Pesquisa Astronômica (ESO) e da Agência Espacial Europeia (ESA). Há, ainda, uma série de marcadores que permitem fazer passeios guiados pelo espaço. Pode-se ver o nascer e o por do sol da Estação Espacial Internacional, por exemplo.

Por:Maurício Grego, de EXAME.com
Fonte:http://exame.abril.com.br/tecnolo....droid#1
Categoria: Top Apps  |  Autor: Leandro  |  Data:  |  Visualizações: 2140  |  Comentários: 0

Destaques

Comentários
Escreva um comentário
ComForm">
avatar