Blog » 2014 » Janeiro » 24 » Crie aplicativos para Android e iOS (sem saber programar)

Crie aplicativos para Android e iOS (sem saber programar)

Muita gente está ganhando dinheiro com a criação de aplicativos para dispositivos móveis. Basta ver o exemplo do Instagram, que foi comprado pelo Facebook por um 1 bilhão de dólares ou do adolescente Nick D'Aloisio, de apenas 17 anos, que vendeu o app de notícias Summly para o Yahoo em 2013 por um valor milionário não divulgado.

Embora criar um app matador capaz de atrair a atenção de investidores e gigantes da tecnologia não seja uma tarefa fácil, a verdade é que cada vez mais pessoas podem se aventurar nesse universo. Com a ajuda de sites qualquer pessoa com um conhecimento básico de tecnologia pode criar um app para seu negócio ou blog de graça. E sem saber programar.

App Inventor 2
Entre os serviços disponíveis na internet que permitem isso, um dos mais interessantes é o App Inventor. Criado inicialmente pelo Google hoje a ferramenta está sob a tutela do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que o simplificou e o tornou mais fácil de utilizar, com o lançamento do App Inventor 2. Hoje ele permite a criação de apps para Android relativamente complexos direto no navegador e sem precisar digitar códigos complexos.
O pulo do gato do App Inventor 2 é a facilidade de uso. A criação do aplicativo ou jogo pode ser feita apenas arrastando componentes na tela "Designer". Para a criar a lógica do programa e definir o que ele vai fazer o usuário precisa apenas arrastar os blocos correspondentes na tela "Blocks". Depois de criado, o app pode ser testado diretamente no computador usando o emulador do Android ou num smartphone ou tablet via USB ou Wi-Fi. Ele também permite baixar o arquivo .APK correspondente. Este pode ser distribuído na internet para que outras pessoas possam instalá-lo em seus dispositivos.
No entanto, a maior desvantagem do App Inventor é em relação à linguagem. Todo o site e informações sobre ele estão em inglês. Embora haja uma grande variedade de tutoriais ensinando o usuário a criar um app do zero, incluindo um livro completo disponível gratuitamente na internet, não há material em português. Ou seja, quem quiser se aventurar nesse mundo precisará ter conhecimento básico do idioma falado na terra do Tio Sam.

Fábrica de Aplicativos
A alternativa para quem não tem fluência no inglês é usar o serviço brasileiro Fábrica de Aplicativos. A ferramenta online torna a criação de um app para Android ou iOS um processo simples e rápido. Ao contrário do App Inventor todo o site está em português, incluindo os tutoriais que explicam como criar seu primeiro aplicativo. Atualmente o serviço conta com quase 80 mil apps desenvolvidos.
Baseado num sistema de passo a passo. tudo o que o usuário precisa fazer é acrescentar as informações do futuro aplicativo, sem se preocupar com códigos. O serviço possui uma série de widgets (componentes) que podem ser acrescentados e que ampliam as funcionalidades do app como listas de Preços, RSS, galerias de imagens, Flickr, vídeos, mapas e feeds do Facebook e Twitter, entre outros.
O Fábrica de Aplicativos também tem suas limitações. Os apps criados com ele são simples e não permitem o acréscimo de funções avançadas. Não é possível, por exemplo, criar um jogo ou um app mais complexo como um editor de fotos. Além disso, apesar de gratuito, os programas gerados pelo serviço possuem um banner de propaganda que só pode ser retirado pagando-se um plano mensal.

Conclusão
Os dois serviços mencionados na matéria tem suas vantagens e desvantagens, e dependerá do usuário escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades. Se quiser mais liberdade, o App Inventor é uma boa escolha. Se a intenção for criar um app simples para seu blog ou empresa o Fábrica de Aplicativos cumpre bem o que promete.

Via: Yahoo! Finanças
Categoria: Top Apps  |  Autor: WWD  |  Data:  |  Visualizações: 2232  |  Comentários: 0

Destaques

Comentários
Escreva um comentário
ComForm">
avatar