Blog » 2014 » Janeiro » 16 » Estudo afirma que 94.5% dos downloads de aplicativos serão gratuitos em 2017

Estudo afirma que 94.5% dos downloads de aplicativos serão gratuitos em 2017

De acordo com analistas da Gartner, a monetização de aplicações móveis será cada vez mais difícil. A empresa acredita que, em 2017, 94.5% de todos os aplicativos baixados serão gratuitos. Além disso, os analistas prevêem que apenas 0,01% dos aplicativos serão considerados rentáveis pelos seus desenvolvedores.

Segundo a empresa, as pessoas baixam seus aplicativos baseadas em indicações de amigos e de mecanismos de recomendações. Por isso, por mais que um app seja bom, o usuário não terá tempo de comprovar. Ele irá direto ao que lhe foi indicado. Além disso, sempre existirá uma alternativa gratuita equivalente ou até mesmo melhor que, por razões óbvias, será preferida pelos usuários.

A Gartner também observa a crescente adoção do modelo “freemium” pelos desenvolvedores. Se a previsão dos seus analistas estiver correta, ela deve aumentar ainda mais. Afinal, seria uma forma de monetizar o aplicativo mesmo que o seu download seja disponibilizado gratuitamente.

“Isto irá se tornar pior no futuro e haverá uma competição ainda maior, especialmente em mercados de sucesso”. Prevê Ken Dulaney, vice-presidente e analista da Gartner. O que você acha? Esse modelo de negócios permanecerá rentável? Ou você compartilha do pessimismo da Gartner?

via MobileExpert

Categoria: Top Apps  |  Autor: WWD  |  Data:  |  Visualizações: 408  |  Comentários: 0

Destaques

Comentários
Escreva um comentário
avatar