Blog » 2014 » Dezembro » 17 » Aplicativo do Facebook para iPad ganha nova interface com nova sidebar

Aplicativo do Facebook para iPad ganha nova interface com nova sidebar

Se você usa seu iPad principalmente para ler notícias e jogar, você com certeza não está sozinho. O Facebook reconhece isso e, portanto, acaba de atualizar seu aplicativo para iPad com uma nova coluna do lado direito (só aparece em modo paisagem) que destaca essas áreas de interesse - notícias e jogos - assim como outras características que vão provavelmente deixar o aplicativo mais útil para os usuários do tablet da Apple. Vale notar que há um módulo da sidebar chamado Trending Articles (Artigos Populares), que mostra artigos de fontes que são relevantes pra você; fontes essas relacionadas às páginas ou amigos que você segue, a cidade na qual você mora, seu time esportivo favorito ou simplesmente fontes de notícias que você curtiu no Facebook.

O Engadget teve a chance de dar uma olhada na versão demo do aplicativo atualizado e a seção “Artigos Populares” parece meio que um mini portal de notícias. Ele consiste de quatro seções diferentes, entre as quais você pode alternar deslizando para a esquerda ou direita. No exemplo visto, a seção mostrou artigos do New York Times, outro do Buzzfeed e outro do NPR. A quarta seção mostrou histórias sobre os Pittsburgh Steelers, com os artigos vindo de diferentes fontes de notícias. Claro, os artigos que você vê serão diferentes dependendo dos seus interesses e preferências.

“Ele mostra artigos que têm estado em alta nos últimos dias,” disse Chris Struhar, o gerente de produto do Facebook para iPad. “A ideia é você acessar essa parte da página todo dia e ver uma boa quantidade de conteúdo novo. Nós tentamos classificá-lo e encontrar o que mais lhe convém.”

Outra característica importante da nova sidebar é a seção que mostra jogos que são populares na sua rede. Se algum deles forem de seu interesse, você pode tocar no botão Jogar Agora para ser redirecionado à App Store para poder baixá-lo. Tem também uma seção chamada My Games (Meus Jogos) que simplesmente lhe mostra quais jogos você está jogando, assim você pode facilmente voltar a jogá-los. Essas funções, juntas com o módulo de lembrete de aniversário e evento e o Artigos Populares, já estavam sendo testados no início deste ano, mas agora finalmente estão no aplicativo oficial. Uma seção de Vídeos Populares não apareceu, mas há a possibilidade disso estar sendo adicionado no futuro. E se você estiver preocupado com o desaparecimento de sua lista do chat do lado certo, não se preocupe - isso é só uma característica da antiga sidebar que ainda está em vigor.

Afinal, por que mudar essas coisas? Bem, Struhar disse que chegou ao ponto de ver o que as pessoas estavam fazendo em diferentes interfaces. “Nós vemos que as pessoas estão usando o iPad mais à noite, a maioria para consumir mídia e para jogar games,” disse ele. Nós queríamos pegar a essência do Facebook e construir uma versão certa para essa interface específica.” A ideia aqui é de que o uso do iPad é muito diferente de um celular e do desktop.

Ainda assim, a experiência em um iPad não parece ser tão diferente se comparada a um tablet Android, pelo menos nas primeiras impressões. Quando perguntado sobre isso, Stuhar disse que eles estão no processo de olhar o caso do Android. “Nós estamos tentando entender o quão parecido ou diferente eles são dos iPads… Essa interface faria muito sentido em tablets Android, e  isso é algo que nós estamos considerando.” Porém, até então, somente usuários de iPad podem tirar vantagem da nova sidebar. Então, se isso se aplica a você, basta ir na seção de Atualizações na App Store e tocar no botão “Atualizar”, pois ela já deve ser disponibilizada ainda hoje. 

Via: Engadget

Categoria: Facebook Apps  |  Autor: WWD  |  Data:  |  Visualizações: 2357  |  Comentários: 0

Destaques

Comentários
Escreva um comentário
ComForm">
avatar