Blog » 2014 » Agosto » 21 » Justiça Brasileira Quer Banir Aplicativo 'Secret' do mercado

Justiça Brasileira Quer Banir Aplicativo 'Secret' do mercado

Um juiz brasileiro quer que o famoso app Secret seja banido da App Store e do Google Play, alegando promover o bullying anônimo. 

Em uma ação penal, o juiz Paulo Cesar de Carvalho está pedindo para que o Secret - que lhe permite compartilhar, de maneira anônima, posts com o público - seja removido das duas lojas de aplicativo dentro de 10 dias, conforme informado primeiramente pelo 9to5Mac, citando o blog do Estadão.

O pedido também é feito para que um cliente do Secret chamado Cryptic seja removido da loja do Windows Phone.

O juiz quer também que o aplicativo seja removido dos smartphones e tablets de usuários existentes, apesar de não ter esclarecido quais usuários deveriam fazer isso. Também não é sabido, até agora, se o juiz tem o poder de banir o aplicativo e quais as chances disso acontecer.

A informação menciona que três lojas de aplicativo poderiam receber uma multa de R$20.000 por cada dia que o aplicativo continuar disponível para download após o período de 10 dias, que começou ontem, na Quarta-feira (20).

O juiz alega que o aplicativo viola a constituição do Brasil, o que quer dizer que a liberdade de expressão não pode ser promovida se for feita anonimamente.

O pedido de remoção começou com um caso envolvendo uma foto nua publicada no Secret com uma mensagem cujo o assunto era HIV positivo.

O Secret enfrentou críticas no passado por promover mensagens anônimas. A empresa implora aos usuários a "reconhecer que com o anonimato vem a responsabilidade." Ela destaca quão o bullying e a exaustão são banidos e reservam o direito de deletar conteúdo ou apelar para a lei se necessário.

"Acreditamos que o anonimato cria um poder nas pessoas de compartilhar seus pensamentos e sentimentos mais profundos, colocando conversas honestas que, caso contrário, seria impossível,"

Escreveu a empresa em seu site.

"As palavras são o centro de cada segredo, e a nossa esperança é que nossos usuários nos ajudarão a criar uma comunidade que é um lugar de segurança e libertação para se expressarem verdadeiramente. Ao usar o Secret, você concorda com essas regras da Comunidade."

O Secret não respondeu ao pedido de comentário da Mashable.

ATUALIZAÇÃO: O Secret já se encontra indisponível na App Store da Apple. 

 

Via: Mashable

Categoria: Top Apps  |  Autor: WWD  |  Data:  |  Visualizações: 1462  |  Comentários: 0

Destaques

Comentários
Escreva um comentário
ComForm">
avatar